Graduação - Pedagogia

Atualizado em 16/01/2025

 

Investimento:

- Valor integral:     R$ 817,50
- Valor com Desconto até 15% : R$ 694,88 (Pagamento até o dia 05 de cada mês) 
- Valor com Desconto até 30% : R$ 572,25 (Ex alunos do Colégio  Batista e  PH /  Ex alunos de Escola pública / Funcionários Públicos )
- Valor com Desconto até  50% : R$ 408,75 (Pastores/Membros/Funcionários (Colégio Batista/Faberj e PH))  
                                                                                (Militares e seus dependentes / Professores da Rede Pública)                                                                      

Duração:

4 anos (Presencial)

Coordenação:

Prof.ª Pós Drª. Fernanda Castro Manhães  http://lattes.cnpq.br/1866461041232723

Sobre o Curso de Pedagogia

O curso de padagogia prepara o profissional para atuar em diversas áreas da Educação como, por exemplo, na educação infantil e ensino fundamental, na gestão de escolas e na coordenação de treinamentos em empresas.

Objetivos do curso:

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade do Estado do Rio de Janeiro- FAERJ,  objetiva:
- Desenvolver competências e habilidades específicas da área da docência;
- Assessorar na elaboração, execução e avaliação de um projeto político pedagógico de Educação Superior em Pedagogia por meio da reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras que contemplem possibilidades de ações, pesquisas e publicações, tendo em vista estabelecer a diversidade na formação do profissional em Pedagogia;
- Articular a reflexão teórica crítica com os domínios da prática levando à compreensão dos processos de ensino;
- Facultar ao novo profissional de Pedagogia a construção de opções de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho, por meio de abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno. 

Tem como principais finalidades:

- Compreender questões políticas, econômicas, sociais, filosóficas, históricas e psicológicas que conformam a realidade educacional;
- Promover a produção e a difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares;
- Conhecer os aspectos específicos da Educação Básica, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial;
- Refletir analítica e criticamente sobre os métodos de ensino e as tendências pedagógicas adotadas na Educação Básica;
- Planejar, executar e avaliar atividades pedagógicas pautadas nos princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética,
- Construir a prática educativa mediante o diálogo e uma boa relação docente/discente no que tange ao processo ensino-aprendizagem, e, numa avaliação mediadora e emancipatória a serviço da ação pedagógica reflexiva, propiciando ao docente um posicionamento crítico frente as questões educacionais.
- Enfrentar um ambiente em constante transformação e ser capaz de compreender, absorver e desenvolver métodos, técnicas e recursos educacionais, em uma perspectiva de atuação pedagógica consciente;
 - Preparar educadores, no que diz respeito às teorias do conhecimento, da comunicação e dos sistemas, para a utilização de recursos das tecnologias de informação e comunicação que permitam dinamizar o processo educacional;
- Agir com características de um empreendedor, demonstrando capacidade de organização e administração do tempo, segurança quanto às próprias ideias e objetivos, realismo, autocrítica e capacidade de assumir riscos;
- Trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Gerar e apresentar novas propostas num processo constante de renovação pessoal e profissional;
- Apresentar habilidades projetivas, tais como: criatividade, iniciativa, percepção, liderança, integração ao meio, criticidade e capacidade empreendedora;
- Preparar seus egressos para os concursos públicos durante sua formação acadêmica (diferencial).