A FAERJ

A FAERJ surgiu a partir de um grandioso debate, desenvolvido por um grupo de pesquisadores, educadores, preocupados com a necessidade de uma educação de qualidade e sintonizados com as novas tendências da sociedade moderna, frente à globalização do conhecimento, resolveu unir esforços e conhecimentos visando oportunizar à sociedade de Rio de Janeiro e região periférica ensino e qualificação que  lhes prepare para um mercado de  trabalho cada vez mais exigente.

Imbuídos deste ideal, foram estabelecidas parcerias com os órgãos públicos e privados, elaborando-se um PDI  – Plano de Desenvolvimento Institucional, direcionado às necessidades do mercado da região.

Os cursos oferecidos são resultado de exaustivas pesquisas e amplo debate com a sociedade civil e acadêmica de nosso Estado.

Com a fé em Deus e a certeza de que o sucesso deriva de um esforço contínuo, assumimos esta missão em prol do aprimoramento cultural do município de Rio de Janeiro e região adjacente.

Organização didatico-pedagógica da Instituição:

A FAERJ pretende receber egressos do Ensino Médio, em sua maioria de Rio de Janeiro , mas também alunos provenientes de outras cidades da região. Acredita-se que  Dois terços dos alunos serão oriundos  de escolas públicas da região de sua abrangência, com todas as dificuldades que acompanham boa parte desse público. Isso porque, como apontam inúmeras pesquisas, o ensino que é oferecido na escola pública do país não consegue desenvolver as habilidades necessárias para que os alunos resolvam diferentes problemas ou se insiram em práticas de letramento mais valorizadas socialmente.

Seguindo a orientação do Conselho de Administração Superior, a FAERJ definiu prazos mínimos para a conclusão de cada curso, de modo a gerar a necessária maturação de conhecimentos para o exercício profissional, bem como um prazo máximo equivalente, em cada curso, ao termo mínimo acrescido de 50%. Os termos mínimos e máximos dos cursos estão previstos no seu Plano de Implantação e obedecem às diretrizes do Conselho Nacional de Educação. As durações mínimas de cada Curso estão informadas nos respectivos projetos pedagógicos.

Nesse início de século, com todos os recursos tecnológicos disponíveis, as IES não podem ignorar o papel fundamental de tais tecnologias no processo de formação de seus alunos.  Elas devem estar a serviço desse processo, como ferramenta eficaz que favorece a aprendizagem dos alunos. A aula tradicional, a que se restringe a exposição de conteúdos, não tem lugar em uma sociedade onde as informações encontram-se disponíveis em diferentes espaços e não apenas no escolar/acadêmico.

A FAERJ entende como fundamental o investimento em uma “informática educativa”, no sentido de criar ambientes instigadores de aprendizagem, aqueles nos quais os alunos se sintam motivados a construir conhecimentos. É preciso salientar o papel fundamental do professor nesse contexto, uma vez que sem sua presença, como mediador capaz de (re)construir conhecimentos, a aprendizagem significativa não acontece.